Categorias
Moda
Higiene
Família
Escola
Amigos
Relações/Rapazes
Ajudem-me em:
 
Envia um SOS!
Se tens um problema,
envia um e-mail
para o SOS! Girls


E-mail: help.sosgirls@hotmail.com
Comentários recentes
LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acred...
To com uma dúvida há 2 anos.tudo começou quando eu...
A minha experiência na universidade, de preferênci...
Tem o menino chamado emers
Oi ainda está em duvida?Ele  é apaixonado por...
Os posts mais In
91 Girls comentaram!
23 Girls comentaram!
19 Girls comentaram!
16 Girls comentaram!
15 Girls comentaram!
13 Girls comentaram!
10 Girls comentaram!
10 Girls comentaram!
10 Girls comentaram!
9 Girls comentaram!
Domingo, 19 de Agosto de 2012
Manual do Caloiro - parte 2

Manual do caloiro parte 1  <--- para quem ainda não viu a primeira parte deste manual


As aulas na faculdade

 

A maioria das aulas são de um destes três tipos:

  • Teóricas - são aulas dadas em grandes auditórios/anfiteatros ou salas grandes, em que o(a) professor(a) dá a parte teórica da matéria, raramente resolvendo exercícios. Muitas destas aulas não têm presença obrigatória e podem ser assistidas por qualquer pessoa de qualquer curso. São aulas abertas e só vais se quiseres. No entanto aconselhamos-te a frequentares estas aulas já que têm um papel importante na compreensão da matéria.
  • Teórico-práticas -  Aulas teóricas com exercícios à mistura. Nem todas as faculdades as têm. A presença obrigatória pode ou não acontecer.
  • Práticas - o total oposto das aulas teóricas. São aulas normalmente "fechadas", ou seja, só pode ir um restrito grupo de alunos (um turno ou uma turma). São resolvidos exercícios de acordo com as aulas teóricas. A presença é muitas vezes obrigatória portanto, depois de um determinado número de faltas, já não podes fazer os testes e só podes ser avaliada no fim do semestre pelo exame.

Exame normal

Algumas cadeiras têm um exame obrigatório no final do semestre. Outras não, permitem que faças a avaliação contínua (testes e trabalhos). O exame normal é uma alternativa a essa avaliação contínua. A diferença é que nos testes a matéria vai saindo às caganitas e no exame sai o cagalhão todo.

 

Exame de recurso

Quando não passares no exame normal, tens à tua disposição uma segunda oportunidade: o exame de recurso. Muitas vezes pagas para o fazer.

 

Os primeiros dias de aulas

A primeira aula de cada uma das cadeiras ou disciplinas é igualzinha ao secundário. É feita uma apresentação da disciplina com o programa, os critérios de avaliação e etc. Não há aqueles momentos em que se dá a volta à sala a dizer: O meu nome é Jaquina, tenho 78 anos e vivo na Legolândia. Na faculdade, as coisas são mais impessoais. Mesmo assim, vale a pena ires a esta primeira aula de cada disciplina para ficares a saber como vais ser avaliada.

 

Atendimento docente

Todos os dias os professores têm de ficar x horas nos seus gabinetes, é mesmo obrigatório. Normalmente a essas horas chama-se horário docente. É o horário que eles têm disponível para tirar dúvidas. Por isso, põe a vergonha de lado e aposta nos teus estudos. Os professores agradecem porque sempre ficam com alguma coisa para fazer e alguma companhia.

 

Responsabilidade

Na faculdade és tu quem gere o teu estudo! É isso que torna tudo mais divertido e desafiante. Ninguém anda atrás de ti para ires às aulas (excepto os teus pais que andam a pagar para estares lá!) Ninguém liga aos teus pais por teres faltado, nada disso! Fazes o que bem entenderes! Mas lembra-te que todos os actos têm consequências e que se faltares não aprendes, se não aprendes chumbas, se chumbas são mais propinas para pagar. A ideia é: os professores dão as aulas e explicam a matéria. Se quiseres aproveitas, senão desperdiça dinheiro, estás à vontade!

 

Toques de entrada, de saída e de feriado, e faltas de atraso

Nada disto existe na faculdade, se queres saber se já devias estar na aula, compra um relógio e usa-o! Quando for hora de sair, podes esperar que a aula acabe (por respeito ao professor) ou podes simplesmente arrumar as coisinhas e sair mais cedo. Podes até sair a meio da aula, como dissemos, a responsabilidade é tua! Tu é que escolhes não aproveitar! Em relação às horas a que chegas às aulas idem idem aspas aspas! Apenas tem atenção às aulas práticas em que muitas vezes tens de assinar em como estiveste na aula. Se chegares demasiado tarde, o papel pode já ter passado ou o professor pode já ter feito a chamada e aí tens falta.

 

Propinas

As propinas são o preço de um ano na faculdade. Normalmente ronda os 1000€ e pode ser pago em 2/3 prestações.


O manual do caloiro acaba aqui. No entanto, se vocês tiverem alguma dúvida ou curiosidade acerca da faculdade, enviem-na para help.sosgirls@hotmail.com e nós respondemos em menos de 24h! Podem também deixar um comentário.

 

Não percam o post de amanhã

8 passos para um cabelo bonito

 

Beijinhos da Nicinha :*

 

 



Ajuda por Nicinha às 06:00
| Comentar |
|

5 Girls comentaram!:
De um-lugar-de-amor a 20 de Agosto de 2012 às 00:37
Isto daqui a dois aninhos vai dar-me imenso jeito! (: Já adicionei o blog aos favoritos eheheh
Beijinhos=


De Nicinha a 20 de Agosto de 2012 às 10:35
:)

Beijinhos


De Flavia a 26 de Agosto de 2012 às 19:44
Olá, isto vai ajudar-e muito! entrei este ano na faculdade dia 10 de setembro vou as praxes e estou morta de medo! Na minha faculdade as propinas são pagas todos os meses, em 11 mensalidades, em algumas faculdades tem a opção da mensalidade, pagar o total ou pagar em 2x 1 x em cada semestre.
 Beijinhos :)


De Nicinha a 27 de Agosto de 2012 às 12:16
Olá Flávia! :)
Já leste a primeira parte deste manual? Lá encontras informações sobre as praxes.
Aqui tens:
http://sosgirls.blogs.sapo.pt/6946.html

Espero que te faça perder o medo :)
Eu também morria de medo das praxes mas não foi assim tão mau. Podes sempre declarar-te anti-praxe!

Em relação às propinas obrigada por partilhares a tua informação, não sabia que existia essa forma de pagamento, mas como em tudo do que aqui falei, depende da faculdade :)

Beijinhos e obrigada pela visita!
Boa sorte para este ano lectivo e cuidado com os "7 quilos de caloiro"!
Nicinha


De Ana Catarina a 9 de Setembro de 2012 às 03:26
Olá (:
Foi a primeira vez que visitei o blog e... wow... tenho a dizer que está Fantástico!!!! *-* Muitos Parabéns!!!
E já agora, muitíssimo obrigada!!!
Vou entrar agora na universidade e sinceramente estava de certa forma bastante receosa e preocupada (sei que é normal [p.s. sim sim tambem ja li o post do primeiro dia de aulas eheh xb] ) de qualquer das formas... fiquei bastante mais calma ao ler este \"manual\" ... acabei por aprender coisas muito interessantes e consegui alterar de forma positiva a minha perspectiva em relação ao assunto ... percebi que me estava a preocupar de mais quando afinal... tudo isto é um processo natural... :3
É uma nova etapa e como tal exige adapatação e nos primeiros tempos pode custar sempre um bocadinho... mas isso é como tudo na vida (:
Penso que vai correr tudo bem (: pelo menos eu vou dar o melhor de mim :D Muito obrigada por me incutirem mais confiança... foi muito bom poder contar com esta ajuda!! :D
beijinhos ^^ :*


COMENTA!! :D

Segue-nos nas Redes Sociais!
Girls que já visitaram
Temos falado de...

Como curar um coração par...

Rotina da noite

6 musts para levar na mal...

Azul Profundo - Capítulo ...

Conquista AQUELE rapaz em...

8 dicas para lábios perfe...

8 passos para um cabelo b...

Manual do Caloiro - parte...

Manual do Caloiro - parte...

5 looks para a Universida...

Já espreitaste os posts de...?
Links